Cobrança
Terrenos devem ser limpos
Código de Posturas estabelece que os proprietários dos lotes são responsáveis pela manutenção dessas áreas
Cerca de 14 mil lotes sem edificações estão cadastrados na prefeitura. É crescente o número de notificações expedidas pela Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) de Pelotas quanto à falta de manutenção dos terrenos.
O Código de Posturas do Município (5.832/2011) é claro: “Os proprietários de terrenos não edificados são obrigados a mantê-los limpos e drenados sob pena de multa...”. Terrenos não edificados são áreas onde não há construções ou, se existirem, que estejam em ruínas ou em demolição. A limpeza não se restringe à retirada de lixo e entulhos, mas também envolve a vegetação rasteira, que deve ser aparada. No caso de arbustos e árvores, é necessária licença ambiental para suprimi-los.
O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, esclarece que a multa é de dez Unidades de Referência Municipal (URMs). Hoje, uma URM equivale a R$ 108,84. O proprietário do terreno tem possibilidades de defesa e deve informar o prazo para providenciar a limpeza, drenagem ou outros procedimentos que também constam na Lei.
A notificação inicial, entregue pelos fiscais da SGCMU ou via Correios, se transformará em autuação somente se o interessado não se manifestar dentro do prazo e as providências não forem tomadas. A partir daí, o valor entra em Dívida Ativa, lançada no IPTU do ano seguinte.
Regras
O Código de Posturas determina também que os terrenos têm que ter proteção, seja muro, tela ou cerca. No caso do muro, deve ter 70%de transparência para permitir a visualização do interior do lote. Os cercados devem ser mantidos em bom estado de conservação. Em zona urbana não é permitido o cercamento de lotes com arame farpado, e não ser em altura igual ou superior a dois metros e meio.
Mais informações pelo telefone (53) 3284-4444.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário